Pular para o conteúdo principal

MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS


"O que repara e conserva veículos automotores como caminhões, ônibus, automóveis etc."

O que é ser mecânico de automóveis?

O mecânico é o profissional que cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular. Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular. Essa profissão sofreu grandes transformações com o decorrer dos anos, limpou seu ambiente de trabalho, organizou sua clientela e aprendeu que para continuar no mercado é preciso se atualizar sempre. Quais as características para ser mecânico de automóveis? Para ser um mecânico, é importante ter além da habilidade, conhecimento técnico, noções de física e matemática, informática, metodologia na hora do conserto, e até mesmo um pouco de inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas. Também, é interessante que apresente as seguintes características: 

  1. Agilidade
  2. Vocação
  3. Flexibilidade
  4. Capacidade de adaptação a novas situações
  5. Habilidade com máquinas e motores
  6. Atenção a detalhes
  7. Interesse por novas técnicas e tecnologias
  8. Raciocínio espacial e abstrato desenvolvido
  9. Habilidade para trabalhar em equipe
  10. Interesse em construir coisas
  11. Capacidade de concentração
  12. Senso prático
  13. Interesse por computadores
  14. Iniciativa
  15. Precisão
  16. Dinamismo
  17. Capacidade de organização

Qual a formação necessária para ser um mecânico de automóveis?

Para atuar como mecânico, não é necessário ter diploma em graduação, porém a educação básica é importante. Cursos profissionalizantes são oferecidos pelo mercado, mas deve-se procurar os cursos mais específicos, como o que eu indico em meu site. Além do curso, é muito importante que o profissional esteja sempre atualizado com o mercado, pois cada vez mais surgem inovações nessa área.


 Principais atividades

Entre as atividades de um mecânico estão:

  • Projetar máquinas, equipamentos e processos produtivos.
  • Observar o veículo, inspecionando-o diretamente ou por meio de aparelhos ou banco de prova, para determinar os defeitos e anormalidades de funcionamento da viatura.
  • Estudar o trabalho de reparação a ser realizado, valendo-se de desenhos, esboços e especificações técnicas ou de outras instruções, para planejar o roteiro de trabalho.
  • Fazer o desmonte e limpeza do motor, órgãos de transmissão, diferencial e outras partes que requeiram exame, seguindo técnicas apropriadas e utilizando chaves comuns e especiais, jatos de água e ar e substâncias detergentes, para eliminar impurezas e preparar as peças para inspeção e reparação.
  • Proceder à substituição, ajuste ou retificação de peças do motor, como anéis de êmbolo, bomba de óleo, válvula, cabeçote, mancais, árvores de transmissão, diferencial e outras, utilizando ferramentas manuais, instrumentos de medição e controle e outros equipamentos, para assegurar-lhes as características funcionais.
  • Executar a substituição, reparação ou regulagem total ou parcial do sistema de freio (cilindros, tubulação, sapatas e outras peças), sistema de ignição (distribuidor e componentes, fiação e velas), sistema de alimentação de combustível (bomba, tubulações, carburador), sistemas de lubrificação e de arrefecimento, sistema de transmissão, sistema de direção e sistema de suspensão, utilizando ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular.
  • Afinar o motor, regulando a ignição, a carburação e o mecanismo das válvulas, utilizando ferramentas e instrumentos especiais, para obter o máximo de rendimento e regularidade funcionais.
  • Montar o motor e demais componentes do veículo, guiando-se pelos desenhos ou especificações pertinentes, para possibilitar a utilização do mesmo.
  • Testar o veículo uma vez montado, dirigindo-o na oficina, para comprovar o resultado da tarefa realizada.
  • Providenciar o recondicionamento do equipamento elétrico do veículo, o alinhamento da direção e regulagem dos faróis, enviando, conforme o caso, as partes danificadas a oficinas especializadas, para complementar a manutenção do veículo.
  • Recondicionar peças, utilizando tornos, limadoras, máquinas de furar, aparelhos de soldagem a oxigás e elétrica e ferramentas de usinagem manual em bancada.
  • Executar tarefas simples nas instalações elétricas e no quadro do veículo.
  • Especializar-se na recuperação e manutenção de um tipo determinado de motor ou em uma parte do veículo, como suspensão, direção ou freio, e ser designado de acordo com a especialização.

Áreas de atuação e especialidades

Este profissional pode atuar:
  • Em concessionárias de marca.
  • Mecânicas em geral.
  • Montadoras de automóveis.
  • Mercado de trabalho.          

Esta é uma área do mercado de trabalho que está bastante em alta, mas as empresas e os clientes estão exigindo desse profissional cada vez mais um perfil diferenciado. O conhecimento é o que conta na hora de conseguir um bom emprego e isso se conquista com cursos numa boa escola de mecânica. Hoje em dia o mecânico precisa saber o que está ocorrendo, se informatizar, porque os automóveis têm alta tecnologia, que nada mais são do que itens computadorizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

04 - FERRAMENTAS DE PERCUSSÃO

Essas ferramentas são manejadas por meio de impacto, visando a aplicação de esforços superiores aos obtidos por pressão manual. Neste grupo de ferramentas encontram-se os martelos (unha, bola, pena reta e cruzada, furador e de borracha), a marreta, o malho, os macetes, a bigorna, o corta-quente e o corta-frio, talhadeiras, saca-pinos, punções e bedame. MARTELO MARTELO DE BOLA MARTELO DE PENA CRUZADA MARRETA BEDAME MACETE BIGORNA TALHADEIRA PUNÇÕES SACA-PINOS

03 - FERRAMENTAS DE TORÇÃO

São ferramentas que realizam um movimento de rotação quando da aplicação de uma força em seu manejo. Neste grupo de ferramentas encontramos as chaves de fenda, “Phillips”, “Allen” e de boca, entre outras. Chave de fenda : É utilizada para aperto e desaperto de porcas e parafusos que possuem cabeças com ranhura simples (fenda), sendo constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Suas medidas caracterizam-se pelo comprimento da haste, sem o cabo e largura da ponta. Esse tipo de chave pode ser dividido em: de força, com haste isolada, cotoco e fenda angular dupla. Como cuidados especiais não se deve utilizar essas chaves como alavanca, talhadeira ou para provocar descargas elétricas, também não se deve tentar aumentar o torque da chave utilizando um alicate. COTOCO FENDA SIMPLES FENDA ANGULAR DUPLA Chave Phillips: Utilizada em parafusos que possuem cabeças com duas ranhuras, é constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Sua medida caracteriza...

05 - FERRAMENTAS DE PREENSÃO

São ferramentas utilizadas para segurar peças (preensão) e realizar cortes. Neste grupo de ferramentas encontramos os alicates, a morsa, os tenazes e os grampos. Alicates: existem no mercado alicates para os mais diversos fins e dentre estes, destacam-se os universais, os ajustáveis e os de pressão. Alicate universal: é o tipo mais comum de alicate e tem como princípio de funcionamento a aplicação dos esforços por meio de duas alavancas inter-fixas, que promovem a ação de corte ou de preensão articulando a Martelo de bola, Martelo de pena cruzada, Marreta Bedame, Macete Bigorna e Talhadeira. Punções Saca-pinos: o serrilhado das faces internas dos bicos e do olhal garante que a peça seja presa com mais firmeza. ALICATE UNIVERSAL Alicate de articulação móvel: são utilizados somente para preensão de peças e não apresentam arestas cortantes. O alicate de pressão apresenta como vantagem o fato de permitir que o operador fique com as mãos livres para execut...