São ferramentas que realizam um movimento de rotação quando da aplicação de uma força em seu manejo. Neste grupo de ferramentas encontramos as chaves de fenda, “Phillips”, “Allen” e de boca, entre outras.
Chave de fenda: É utilizada para aperto e desaperto de porcas e parafusos que possuem cabeças com ranhura simples (fenda), sendo constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Suas medidas caracterizam-se pelo comprimento da haste, sem o cabo e largura da ponta. Esse tipo de chave pode ser dividido em: de força, com haste isolada, cotoco e fenda angular dupla. Como cuidados especiais não se deve utilizar essas chaves como alavanca, talhadeira ou para provocar descargas elétricas, também não se deve tentar aumentar o torque da chave utilizando um alicate.
COTOCO
FENDA ANGULAR DUPLA
Chave Phillips: Utilizada em parafusos que possuem cabeças com duas ranhuras, é constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Sua medida caracteriza-se pelo diâmetro haste.
COTOCO
PHILIPS SIMPLES
PHILIPS ANGULAR DUPLA
Chave fixa ou de boca: São chaves utilizadas para parafusos cujas cabeças não apresentam ranhuras e que possuam forma quadrada ou hexagonal. As chaves de boca devem seu nome à configuração de sua cabeça e possuem medidas diferentes em suas extremidades. São destinadas à torção de parafusos e porcas de posição simples, sendo que as bocas podem ser paralelas à haste ou em ângulos de 15º a 80º, para facilitar o manejo.
Chave estrela: Também chamadas de chaves estriadas, devido ao seu formato permitem a aplicação de esforços em todos os cantos da porca ou parafuso, o que possibilita um aperto mais adequado e seguro quando comparado à chave fixa.
As chaves estrela apresentam grande variação de medidas em milímetros ou polegadas. Normalmente os jogos variam de 1 em 1 mm ou de 1/16 em 1/16”, 1/32”, 1/8” entre outros.
Chave combinada: A chamada chave combinada ou mista, que é estriada em uma extremidade e fixa na outra. Pode aumentar a rapidez do trabalho, pois permite o encosto com a extremidade fixa e o aperto final com as estrias. Como desvantagem apresenta uma única medida nos dois lados da chave.
Os cuidados que devem ser observados para as chaves fixas, estrela e combinada são simples, porém, necessários, tais como: não utilizar prolongadores nas chaves, pois aumenta o torque aplicado podendo danificar a ferramenta, não utilizar martelos nas chaves e sempre puxar a ferramenta em sua direção.
Chave soquete: São ferramentas destinadas ao aperto e desaperto de porcas e parafusos hexagonais ou quadrados, formadas por soquetes que trabalham acoplados em um cabo de força independente, de diferentes formatos e tamanhos, como por exemplo:
- Cabo de força: utilizado para o aperto final (maior torque).
- Junta universal: acessar porcas e parafusos em ângulos diversos dependem sempre de um cabo de força, Manivela.
- Catraca: rapidezes no serviço executado não devem ser utilizadas para apertos finais e desaperto iniciais.
- Extensão: acesso a locais difíceis, também necessita de cabo de força. Devido sua conformação, são indicadas em situações com difícil acesso para outras ferramentas.
Chaves sextavadas: Também chamadas de cachimbo, estas chaves possuem extremidades hexagonais e podem ser de vários formatos, tais como “L”, “T” e cruz. Apresentam funções específicas, recebendo denominações especiais; como por exemplo, chaves em “T” (chave de vela) e em cruz (chave de roda).
CHAVE EM "L"
CHAVE DE VELA
CHAVE DE RODA
Chaves “Allen”: Chaves utilizadas em parafusos de cabeça cilíndrica com ranhura interna sextavada, denominados parafusos “Allen”, que possuem seção sextavada e formato em “L”, normalmente são encontradas em jogos com medidas que variam de 1/16” a 1/2" ou 1,5 a 12 mm.
CHAVE ALLEN
PARAFUSO DE CABEÇA CILÍNDRICA
Chaves de boca ajustável: Esse tipo de chave permite a regulagem de abertura (medida da boca) e por esse motivo são muito versáteis, ajuntando-se aos diversos tipos e tamanhos de cabeças de parafusos e porcas. São mais comumente conhecidas como chave Inglesa, Francesa e Grifo. O Grifo (chave de cano) é indicado para o manejo de tubos, não devendo ser utilizados em porcas e parafusos, pois podem provocar deformações nos mesmos.
CHAVE INGLESA
CHAVE FRANCESA
CHAVE DE GRIFO
Chaves dinamométricas: São utilizadas com as chaves tipo soquete, em parafusos ou porcas que necessitam um determinado torque, que normalmente é obtido pela rotação do punho. Algumas destas chaves apresentam uma escala que permite definir o binário a ser aplicado. Outros modelos emitem um “estalo” quando o torque é atingido.
CHAVE DINAMOMÉTRICA SIMPLES
CHAVE DINAMOMÉTRICA DIGITAL
Comentários
Postar um comentário