São ferramentas utilizadas para segurar peças (preensão) e realizar cortes. Neste grupo de ferramentas encontramos os alicates, a morsa, os tenazes e os grampos.
Alicates: existem no mercado alicates para os mais diversos fins e dentre estes, destacam-se os universais, os ajustáveis e os de pressão.
Alicate universal: é o tipo mais comum de alicate e tem como princípio de funcionamento a aplicação dos esforços por meio de duas alavancas inter-fixas, que promovem a ação de corte ou de preensão articulando a Martelo de bola, Martelo de pena cruzada, Marreta Bedame, Macete Bigorna e Talhadeira.
Punções Saca-pinos: o serrilhado das faces internas dos bicos e do olhal garante que a peça seja presa com mais firmeza.
ALICATE UNIVERSAL
Alicate de articulação móvel: são utilizados somente para preensão de peças e não apresentam arestas cortantes. O alicate de pressão apresenta como vantagem o fato de permitir que o operador fique com as mãos livres para executar outras tarefas.
ALICATE DE PRESSÃO
ALICATE BOMBA D'ÁGUA
Alicates especiais: são alicates utilizados para tarefas específicas, tais como alicates para trava, de freios de pontas chatas, descascador de fios, etc. Trava de bico curvo, de bico reto, de bico chato, descascador de fios, de bico reto redondo, de bico curvo redondo, de corte lateral, de bico curto, de corte frontal e Turquesa.
ALICATE DE TRAVA
ALICATE DE BICO CURVO
ALICATE DE BICO RETO
ALICATE DE BICO CHATO
ALICATE DESCASCADOR DE FIOS
ALICATE DE BICO RETO REDONDO
ALICATE DE BICO CURVO REDONDO
ALICATE DE CORTE LATERAL
ALICATE DE BICO CURTO
ALICATE DE CORTE FRONTAL
ALICATE TURQUESA
Morsa articulada: ferramenta utilizada para prender de maneira firme peças que precisam ser marteladas, rebitadas ou talhadas.
Grampos: também chamado de sargento, é uma ferramenta utilizada para prender peças a serem rebitadas ou coladas.
Comentários
Postar um comentário