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02 - RODAS







O que seria um carro sem rodas? As rodas são uma característica definidora de todos os carros e permitem que um veículo realmente role - claramente, você não iria longe sem eles. Muitas pessoas se concentram nas rodas por sua aparência estética, mas elas desempenham uma função vital na maneira como o carro dirige. Com tantos tamanhos e estilos disponíveis, você pode se perguntar qual é a diferença, como as rodas funcionam e se as diferenças são importantes.

Componentes de uma roda

Face externa: esta é a face principal da roda; o que compõe o design que você vê no seu veículo. Além do estilo, a superfície externa também fornece estrutura para o volante. Esta seção da roda também é conhecida como 'aranha'.

Furo central: uma cavidade vazia no centro da roda. O furo central geralmente é coberto por uma tampa com o logotipo do fabricante, para que você não possa vê-lo quando a roda estiver no carro.

Placa: A seção central ao redor do furo central que contém os orifícios dos parafusos para os terminais. Ele aparafusa no cubo da roda , enquanto os raios conectam o aro à placa.

Raios: As estruturas que se conectam da placa à borda do aro. Há uma enorme variedade de padrões de raios, com diferentes contagens, diâmetros, comprimentos e formas de raios disponíveis. Os raios têm um papel importante na determinação do peso e da força de uma roda.

Jante: Diâmetro externo da roda. Ao discutir o tamanho de uma roda, geralmente é o diâmetro da jante que está sendo medido.

Círculo do parafuso: o círculo que é criado pelos centros dos orifícios dos parafusos, onde os terminais fixam a roda no cubo.

Diâmetro da haste da válvula: Orifício que permite adicionar ar ao pneu. A haste da válvula é feita de borracha ou metal.

De que rodas são feitas

O material escolhido para fabricar uma roda não afeta apenas a aparência da roda, mas seu desempenho através de sua força, peso e durabilidade.

Aço: simples e baratas, as rodas de aço geralmente têm design básico e são montadas em carros de baixo custo. Eles geralmente são cobertos por uma calota para adicionar algum estilo. As rodas de aço costumam ser mais pesadas que os equivalentes mais caros.

Liga de alumínio : todos os tipos de carros de todas as montadoras são equipados com rodas de alumínio, de sedãs a caminhões e carros de luxo. O alumínio atinge um equilíbrio sólido entre força, peso, durabilidade e custo.

Fibra de carbono: Embora muito raro, um número crescente de veículos está disponível com rodas de fibra de carbono. As rodas fabricadas com esse material exótico são extremamente leves e fortes, por isso são a escolha ideal para carros esportivos orientados para pistas. No entanto, as rodas de fibra de carbono são extremamente caras e, embora fortes, são quebradiças - um único impacto com um meio-fio ou um pedaço de entulho pode torná-las inúteis.


Por que as rodas importam

Do ponto de vista técnico, as rodas fornecem um meio de fixar pneus no veículo para que o motor ponha sua força no chão. O motor cria energia , que então se move pelo trem de força até as rodas. As rodas aparafusam ao cubo da roda e giram em torno dos eixos. O atrito é necessário para girar as rodas e impulsionar o carro para a frente, e é fornecido pelos pneus que tocam o chão. A roda transfere energia do eixo / cubo para os pneus, fornecendo a alavancagem necessária para mover o carro. A quantidade de alavancagem criada depende do tamanho da roda em relação à potência que o motor gera.

Além da aparência, a troca das rodas do seu carro pode ter um impacto significativo em seu alinhamento, manuseio, frenagem , qualidade de condução e aceleração, bem como na calibração do velocímetro. Há várias coisas que você precisa considerar antes de instalar as novas rodas de reposição:

  • Verifique se ele se encaixa no compartimento da roda
  • Considere o espaçamento correto, que é a largura da roda e a localização da placa de montagem
  • Verifique se ele combina com o padrão de parafuso da roda do seu veículo
  • Determinar se existe uma seleção adequada de pneus adequados às rodas novas
  • Certifique-se de que as rodas não esfregam nada no veículo, especialmente ao girar ou sob compressão da suspensão.


É inteligente trabalhar com um profissional experiente ou uma oficina especializada ao escolher novas rodas para garantir que você selecione um design compatível com o seu veículo.

Medições importantes das rodas

Escolher novas rodas não é tão simples quanto decidir qual projeto você mais gosta. Existem medidas importantes a serem consideradas antes de fazer uma compra. Esse processo, conhecido como montagem das rodas, ajuda a garantir que as rodas sejam compatíveis com o seu carro. Você não quer acabar com rodas que não encaixam ou causam problemas de dirigibilidade.

Primeiro é o diâmetro, ou quão "grande" ou "pequena" é uma roda. As rodas grandes são uma atualização elegante, mas as maiores nem sempre são melhores. O diâmetro da roda tem um impacto direto na aceleração , frenagem, manuseio, engrenagem da transmissão e leitura do velocímetro. Rodas grandes podem não caber facilmente no compartimento da roda e você pode experimentar a roda esfregando o carro enquanto gira ou sob compressão da suspensão. Rodas maiores também costumam exigir o uso de pneus com perfil de baixa potência , que não proporcionam uma condução suave em relação às imperfeições da estrada e podem ser mais suscetíveis a perfurações. Montar sobre os freios é outra consideração com o diâmetro, mas geralmente apenas ao optar por uma roda menor que a de estoque.

A largura da roda é outra medida crítica. O espaçamento frontal de uma roda (distância da linha central à borda externa) e o espaçamento traseiro (distância da linha central à borda interna) compõem sua largura. A escolha de uma jante mais larga e, posteriormente, de um pneu mais largo, pode proporcionar mais aderência e tração ao girar, acelerar ou frear. No entanto, um aro mais largo também tem uma maior probabilidade de fricção no interior da roda e provavelmente diminuirá sua economia de combustível.

Medir o furo central ajudará a garantir um ajuste confortável e sem vibrações. O furo é espaçado para corresponder exatamente ao cubo, garantindo que a roda esteja posicionada exatamente no centro à medida que os olhais são apertados. O furo central é uma parte da roda que suporta o peso, por isso é importante combinar o tamanho exatamente com o cubo da roda. Muito pequeno e não caberá, muito grande e não funcionará para suportar o peso do veículo. Alguns fabricantes de rodas sugerem o uso de espaçadores para resolver esse problema se o furo central for muito grande; no entanto, eles não são recomendados como uma solução permanente.

O padrão e o diâmetro do círculo são outras medidas críticas. O padrão de parafuso refere-se ao número de terminais que prendem a roda ao cubo. A maioria dos carros tem quatro ou cinco terminais, mas alguns veículos pesados ​​têm seis ou até oito terminais. O diâmetro central do parafuso refere-se ao diâmetro do círculo criado pelo centro dos orifícios dos parafusos. Não corresponder ao padrão ou diâmetro do centro do parafuso significa que as rodas simplesmente não entram no veículo.

Construção de rodas de alumínio

A maioria das rodas de carros são feitas de liga de alumínio, mas existem vários métodos para produzi-las. As rodas forjadas começam como uma peça sólida de alumínio, que é formada sob pressão e calor maciços na forma final. O forjamento produz rodas extremamente fortes e geralmente leves.

A fundição por gravidade é o processo mais simples e envolve despejar metal fundido em um molde. Mais metal deve ser usado para fornecer a força necessária, criando uma borda comparativamente mais pesada.

A fundição a baixa pressão força o alumínio fundido em um molde para compactá-lo firmemente e aumentar sua resistência. A fundição por contrapressão usa o conceito oposto, com um vácuo que aspira o metal líquido para o molde. O processo é diferente, mas os resultados são semelhantes.

As rodas formadas por fluxo são populares em aplicações de automobilismo. Eles começam como uma fundição de metal básica, que é moldada sob pressão enquanto gira. Isso estica e comprime o material, aumentando sua resistência à tração, resistência ao choque e capacidade de carga.

As rodas de tarugos são usinadas com precisão a partir de uma peça sólida de estoque de metal. Uma máquina esculpe lentamente o material até restar apenas a forma desejada. Como as rodas de boleto retêm a estrutura molecular do material, elas são extremamente fortes, mas geralmente não são tão leves quanto as alternativas forjadas ou formadas por fluxo.

Independentemente do método, a maioria das rodas possui algum tipo de tinta, revestimento em pó ou anodização para fornecer proteção contra os elementos e adicionar cor. Algumas rodas têm faces usinadas para expor o metal brilhante por baixo do aro, raios ou diâmetro central do parafuso, o que adiciona um toque extra de estilo.

Problemas com rodas

Eles podem ser pedaços sólidos de metal que podem suportar milhares de libras de peso, mas as rodas não são impermeáveis ​​a problemas. Além das muitas considerações de montagem, durabilidade e resistência são cruciais para se manter seguro ao volante. As rodas leves podem girar mais rápido e girar mais facilmente, mas são mais suscetíveis a amassamentos, rachaduras e outros danos. Rodas pesadas podem ser mais fortes e duráveis, mas podem reduzir a economia de combustível. O ponto é que um caminhão que transporta cargas pesadas, um 4x4 retirado da estrada, um carro esportivo ágil e um sedã de luxo terão rodas diferentes que melhor se adaptam ao seu desempenho.

As rodas podem ser onipresentes nos automóveis, mas não são tão simples quanto parecem. Com as gamas de tamanhos e estilos disponíveis, há um conjunto de rodas para atender às necessidades de qualquer motorista.

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