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04 - TAMBOR DE FREIO





Alguns veículos usam um sistema de freio composto parcialmente por freios a tambor. Eles são chamados assim porque usam o atrito aplicado aos tambores de metal presos às rodas para diminuir a velocidade e parar o carro. Embora os freios a disco ofereçam melhor desempenho de frenagem e se tornem mais comuns em veículos modernos, os freios a tambor ainda são usados ​​em determinadas aplicações. Às vezes, os freios a tambor são encontrados nas rodas traseiras dos carros de nível básico para economia de custos e nos carros clássicos.

Peças que compõem o sistema de freio a tambor

Placa de apoio (Prato): fornece uma base sólida para outros componentes no freio a tambor. Fixado à luva do eixo.

Tambor de freio: aparafusado ao cubo da roda e gira com a roda. Geralmente feito de ferro fundido e resistente ao calor e ao desgaste. É o que você vê quando olha para um freio a tambor montado e é o componente sobre o qual a força de frenagem é aplicada para desacelerar ou parar o carro.

Cilindro da roda: Contém dois pistões, um em cada extremidade do cilindro, para operar as sapatas do freio. O cilindro aplica pressão nos pistões, que empurram as sapatas do freio em direção ao tambor, desacelerando ou parando o carro. É necessário um cilindro por roda.

Sapata de freio: empurra o tambor para criar o atrito necessário para desacelerar ou parar o carro. Fixado ao suporte, mas capaz de deslizar quando a pressão do cilindro da roda é aplicada. Tem um revestimento que é composto por compostos orgânicos ou metálicos. O revestimento é o que realmente entra em contato com o tambor e se desgasta com o uso. Cada freio contém dois sapatos. O sapato primário está mais perto da frente do veículo, enquanto o sapato secundário está mais próximo da traseira. Dependendo do tipo e da marca, as sapatas dos freios podem ser intercambiáveis.

Ajustador automático: mantém as sapatas do freio a uma distância consistente do tambor, mesmo quando o revestimento se desgasta.

Molas de retorno: afasta as sapatas do tambor quando o motorista solta o pedal do freio.


Como os freios a tambor funcionam

Os freios devem responder instantaneamente. Quando o motorista pressiona o pedal, um pistão dentro do cilindro mestre do freio pressuriza o fluido hidráulico nas linhas de freio, que pressuriza o cilindro da roda e empurra os sapatos no tambor. Quanto mais o motorista pressionar o pedal , maior será a pressão dentro das linhas de freio e mais os sapatos pressionarão o tambor. A distância que os sapatos se movem é pequena, e as molas de retorno devem afastá-las do tambor assim que o motorista soltar o pedal.


Freios a tambor de emergência

Alguns veículos têm freios a disco nas quatro rodas, mas ainda usam um pequeno freio a tambor alojado no conjunto do cubo da roda como freio de emergência (ou estacionamento). Quando o freio de emergência é aplicado, uma alavanca presa a um cabo força os sapatos a se separarem. Isso fornece controle direto ao invés de passar pelo cilindro da roda ou pelo sistema hidráulico do freio, o que permite que o veículo pare mesmo se os freios regulares falharem.


Desgaste dos freios a tambor

O tambor de freio e as sapatas devem ser os únicos componentes que precisam ser substituídos em um sistema de freio a tambor. O forro do sapato se desgasta com o uso, e geralmente sapatos novos precisam ser instalados a cada 35.000 milhas, embora isso dependa de seu veículo e hábitos de condução específicos. Os tambores de freio podem durar mais de 160 mil quilômetros, mas geralmente precisam ser substituídos aos pares. Caso contrário, o cilindro da roda , o ajustador automático e as molas de retorno devem durar a vida útil do seu veículo, embora ainda sejam possíveis problemas mecânicos ou danos causados ​​por detritos ou colisão. No entanto, é melhor verificar o fluido de freio a cada 24.000 a 36.000 milhas e imediatamente se você suspeitar de um vazamento.


Sintomas de problemas com os freios a tambor

Existem vários sintomas que levam um motorista a ter problemas com os freios a tambor:

Ruído dos freios: como o revestimento do sapato se desgasta com o uso, ruídos excessivos ou incomuns podem indicar que o revestimento está baixo ou se foi. Um técnico pode inspecionar por que seus freios são barulhentos, mas a substituição das sapatas geralmente resolve o problema.

Pedal trêmulo ou pulsante: se o pedal do freio pulsar ou treme quando você o pressiona, é provável que sua bateria esteja entortada. Os tambores de freio devem ser perfeitamente redondos, e uma dobra pode se formar por uso excessivo ou superaquecimento. Geralmente, a substituição dos tambores corrige o problema e restaura a frenagem normal.

Pedal de freio esponjoso ou baixo: o pedal do freio deve ter uma boa sensação, com força de frenagem consistente com a quantidade de pressão aplicada ao pedal. Se o pedal parecer esponjoso ou mais baixo que o normal , geralmente é um sinal de fluido de freio contaminado ou um vazamento no sistema. O ar ou a água no fluido reduz sua eficácia e um vazamento é um problema sério . Peça a um mecânico que lave o fluido ou inspecione o sistema quanto a vazamentos para restaurar a potência total de frenagem. Um cilindro com falha na roda também pode ser o culpado por um pedal de freio esponjoso ou baixo.


"Os freios são sem dúvida o sistema de segurança mais importante em um carro, portanto, fique atento a quaisquer sintomas incomuns que possam indicar que uma parte do sistema de freio a tambor precisa ser substituída."

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