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05 - FREIO A DISCO



A maioria dos veículos modernos utilizam um sistema de freio composto por freios a disco. Eles são chamados assim porque usam a força aplicada nos discos presos às rodas para diminuir a velocidade e parar o carro. Comparados aos freios a tambor , os freios a disco oferecem maior poder de parada e não superaquecem tão rapidamente sob uso pesado. Enquanto alguns veículos de nível básico usam freios a tambor nas rodas traseiras, os freios a disco nas quatro rodas são comumente encontrados em tudo, desde sedãs familiares, caminhões a carros esportivos de alto desempenho.

Peças que compõem o sistema de freio a disco

Rotor: Disco circular parafusado no cubo da roda que gira com a roda. Os rotores são geralmente feitos de ferro fundido ou aço, no entanto, alguns carros de gama alta usam um rotor de carbono-cerâmica. Os rotores podem ser ranhurados ou perfurados para melhor dissipação de calor.

Pastilhas de freio: componente que empurra o rotor, criando o atrito que diminui a velocidade e para o carro. Eles apresentam uma porção de metal chamada sapato e um revestimento que é anexado ao sapato. O revestimento é o que realmente entra em contato com o rotor e se desgasta com o uso. Os revestimentos são feitos de materiais diferentes e se dividem em três categorias: orgânico, semi-metálico e cerâmico. O material de revestimento escolhido afetará a duração da vida útil do freio, a quantidade de ruído ouvido quando os freios são acionados e a rapidez com que os freios fazem o carro parar .

Pistão: Cilindro conectado ao sistema hidráulico do freio. O pistão é o que move as pastilhas de freio no rotor quando o motorista pressiona o pedal do freio. Alguns sistemas de freio têm um único pistão que move as duas pastilhas, enquanto outros têm dois pistões que empurram as pastilhas de cada lado do rotor. Outros ainda têm quatro, seis ou até oito pistões para maior potência de frenagem, às custas de custo e complexidade adicionais.


Pinça: carcaça que se encaixa sobre o rotor e segura as pastilhas e pistões dos freios, além de conter dutos para o fluido de freio. Existem dois tipos de pinças de freio: flutuantes (ou deslizantes) e fixas. Pinças flutuantes “flutuam” sobre o rotor e só têm pistões em um único lado. Quando o motorista pressiona os freios, os pistões pressionam as pastilhas de um lado no rotor, o que faz com que a pinça deslize para que as pastilhas do lado não-pistão da pinça entrem em contato com o rotor. Pinças fixas são aparafusadas no lugar e, em vez disso, possuem pistões nos dois lados do rotor que se movem quando o motorista aciona os freios. As pinças fixas aplicam a pressão do freio de maneira mais uniforme e prendem com mais firmeza o rotor; no entanto, as pinças flutuantes são encontradas na maioria dos carros e são perfeitamente adequadas para a condução diária.

Sensores: Alguns veículos têm freios que contêm sensores embutidos nas pastilhas de freio, que funcionam para informar ao motorista quando as pastilhas estão desgastadas. Outros sensores de freio fazem parte do sistema ABS do veículo .

Como os freios a disco funcionam

Os freios devem responder instantaneamente. Quando o motorista pressiona o pedal, um pistão dentro do cilindro mestre do freio pressuriza o fluido hidráulico nas linhas de freio, que move os pistões e empurra as pastilhas no rotor. Quanto mais o motorista pressionar o pedal , maior será a pressão dentro das linhas de freio e mais as pastilhas apertarão o rotor. A distância que os eletrodos se movem é pequena - apenas alguns milímetros - e deve voltar aos compassos de calibre assim que o motorista soltar o pedal.

Desgaste dos freios a disco

Mesmo em cenários normais de direção, os sistemas de freio a disco lidam com grande estresse e calor e, com o tempo, certos componentes precisam ser substituídos. As pastilhas de freio precisam ser substituídas com mais frequência. Quando isso acontece, depende de seus hábitos de direção específicos, bem como do material em que as pastilhas são feitas, mas varia entre 25.000 e 70.000 milhas . Os rotores de freio geralmente duram entre 50.000 e 70.000 milhas (e às vezes mais), mas podem ser danificados se superaquecerem ou se as pastilhas de freio não forem substituídas a tempo. O fluido de freio é a força vital de todo o sistema de freios; portanto, verifique-o a cada 24.000 a 36.000 milhas ou imediatamente se você suspeitar de um vazamento. Pistões e pinçasdeve durar a vida útil do veículo, a menos que haja um problema mecânico, eles são danificados por detritos ou em um acidente ou se prendem devido à inatividade.

Sintomas de problemas com os freios a disco

Alguns sintomas difíceis de ignorar informam ao motorista que há um problema com o freio:

Ruído agudo: À medida que o material da pastilha de freio se desgasta , um indicador de desgaste de metal dentro da pastilha começa a entrar em contato com o rotor, produzindo um ruído agudo . A substituição das pastilhas dos freios geralmente corrige o ruído, mas também pode ser causado por detritos da estrada presos na pinça.

Pedal trêmulo ou pulsante: se o pedal do freio pulsar ou treme quando você o pressiona, é provável que seus rotores estejam empenados. Os rotores de freio devem ser perfeitamente planos, e uma deformação pode se formar por uso excessivo ou superaquecimento. Às vezes, os rotores podem ser recolocados para torná-los suaves novamente, embora a substituição definitiva seja frequentemente uma opção com preço e segurança semelhantes.

Pedal de freio esponjoso ou baixo: o pedal do freio deve ter uma boa sensação, com força de frenagem consistente com a quantidade de pressão aplicada ao pedal. Se o pedal parecer esponjoso ou mais baixo que o normal , geralmente é um sinal de fluido de freio contaminado ou um vazamento no sistema. O ar ou a água no fluido reduz sua eficácia e um vazamento é um problema sério . Peça a um mecânico que lave o fluido ou inspecione o sistema quanto a vazamentos para restaurar a potência total de frenagem.

"Os freios são sem dúvida o sistema de segurança mais importante em qualquer carro, e os freios a disco proporcionam um desempenho de frenagem forte, confiável e duradouro. Provavelmente, seu carro as usa, portanto, fique atento a quaisquer sintomas incomuns que possam indicar que uma peça precisa ser substituída."

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