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03 - PNEUS





O piso ou a borracha que você vê em um pneu é apenas uma parte do que compõe o pneu. Muitos outros componentes estão ocultos sob essa cobertura.

Cordão: O cordão consiste em um cabo de aço revestido com borracha, prende o pneu no lugar no aro e lida com a força necessária para a instalação.

Corpo: consiste em várias camadas com tecidos diferentes, também conhecidos como dobras. O número de dobras de um pneu está diretamente relacionado à força do pneu. Um pneu de carro médio terá duas camadas. O tecido mais comum atualmente usado nos veículos é o cordão de poliéster e revestido com borracha para se unir ao restante dos componentes do pneu. Quando essas folhas são perpendiculares ao piso, são conhecidas como radiais. Pneus de diagonal diagonal têm camadas que rodam em ângulo.

Correias: nem todos os pneus são com correias, mas aqueles que possuem correias de aço localizadas sob o piso para fornecer reforço. Eles ajudam a evitar furos e garantem o maior contato com a estrada para maior estabilidade.

Tampões: são vistos em alguns veículos para manter outros componentes no lugar, mais freqüentemente vistos em pneus de alto desempenho.

Parede lateral: este componente fornece estabilidade para a parte lateral do pneu e protege o corpo para impedir que o ar escape.

Piso: a camada externa do pneu, criada a partir de vários tipos de borracha natural e sintética; começa suavemente até os padrões serem criados. Quando os componentes são reunidos, o padrão do piso é criado. A profundidade do piso afeta a capacidade do pneu. Um pneu com um padrão de piso mais profundo tem uma aderência mais forte, especialmente em superfícies macias. Um padrão de piso raso proporciona desempenho mais rápido, mas tira a aderência necessária para a tração. É por isso que os pneus de corrida são ilegais na maioria das estradas.


Sazonal vs todas as estações

Os pneus para carros podem ser projetados para todas as estações ou sazonais. Os pneus sazonais são desenvolvidos com base nas condições das estradas mais frequentemente vistas nessa temporada. Por exemplo, os pneus de inverno são projetados para lidar com neve e gelo, enquanto os pneus de verão são melhores em piso seco. Os pneus para todas as estações são fabricados para lidar com todos os tipos de condições.

Pneus de verão: geralmente são considerados pneus de alto desempenho, apresentam grandes blocos de piso rígidos com sulcos largos para expelir a água; a borracha foi projetada para clima quente.

Pneus de inverno ou de neve: apresentam borracha e piso mais macios, que produzem aderência adequada em baixas temperaturas com padrões de piso que aderem à neve; geralmente apresentam cortes finos, conhecidos como lamelas, que cruzam os blocos do piso para melhorar ainda mais a aderência.

Pneus para todas as estações: este tipo de pneu tem blocos de piso de tamanho médio com algumas lamelas e borracha que se adapta a uma variedade de temperaturas.

Por que inflar é importante

Um pneu retém o ar para proporcionar a forma e firmeza corretas para transportar um veículo pela estrada. A quantidade de ar no interior do pneu é medida pela quantidade de pressão por polegada quadrada ou designada como psi. Esse número é proveniente da parte do pneu que entra em contato com a estrada ou com a área de contato. É a parte do pneu que não é completamente redonda.

Um pneu que esteja inflado adequadamente parecerá quase redondo, enquanto um pneu que estiver insuflado insuficientemente parecerá mais plano. O número de psi que deve ser mantido no pneu é o necessário para que o adesivo de contato esteja no tamanho correto.

Um pneu com excesso ou falta de ar apresenta um risco maior de danos. Também diminui a estabilidade do veículo ao viajar. Por exemplo, um pneu com excesso de ar não terá contato suficiente com a estrada e terá maior probabilidade de girar ou perder o controle, especialmente em condições adversas da estrada.

Como os pneus se movem

Os pneus devem transportar o veículo ao longo da estrada, mas exige muita força exercida pelo veículo para realizar essa tarefa. A potência necessária vem do peso do veículo e da velocidade em que ele está indo. Os pneus exigem muito atrito para forçá-los a se mover. Essa quantidade de atrito é afetada pelo peso do veículo, o que cria um coeficiente de atrito rolante. Para um pneu médio, o coeficiente de atrito de rolamento ou CRF é 0,015, multiplicado pelo peso do veículo.

O pneu gera calor devido ao atrito com um acúmulo de calor mais alto quando é necessária mais força para mover o veículo. A quantidade de calor também depende da firmeza da superfície. O asfalto cria mais calor no pneu, enquanto superfícies macias como a areia acumulam menos calor. Por outro lado, o CRF aumenta em superfícies macias porque é preciso mais energia para mover os pneus.

Por que os tamanhos dos pneus são importantes

O diâmetro do seu pneu é importante porque afeta a tração e a estabilidade do seu veículo. Geralmente, um pneu mais largo será mais estável do que aquele que é estreito. Pneus maiores são mais suscetíveis a danos do que pneus de tamanho menor. Pneus com paredes laterais mais curtas podem criar uma condução mais dura, enquanto as paredes laterais mais longas aumentam seu conforto à medida que você viaja. Para a maioria das pessoas, é uma combinação de desempenho e conforto que as faz selecionar um tamanho específico de pneu.

Problemas com pneus

Os pneus devem ser mantidos para aumentar a vida útil e o desgaste. Os pneus com excesso de pressão desgastam mais no centro da banda de rodagem, enquanto a inflação insuficiente faz com que eles se desgastem ao longo da parte externa do pneu. Quando os pneus estão desalinhados, eles se desgastam desigualmente, especialmente ao longo de dentro ou de fora. As áreas desgastadas são mais suscetíveis a pegar objetos pontiagudos ou fazer furos quando você passa por cima de objetos pontiagudos.

Os pneus que estão muito gastos podem não ser consertados quando estão vazios. É necessária uma certa quantidade de piso para que o reparo seja realizado. Outro problema é quando a correia de aço quebra em um pneu com cinto. Não é mais reparável e deve ser substituído .

Os pneus vêm com várias garantias com base em quantas milhas eles devem durar. Eles podem variar de tão baixo quanto 20.000 milhas a mais de 100.000 milhas. O pneu médio dura entre 40.000 e 60.000 milhas, se mantido adequadamente. A vida útil de um pneu é diretamente afetada, mantendo-o adequadamente inflado, girado conforme necessário e o tipo de superfície mais frequentemente acionado.

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