Pular para o conteúdo principal

06 - FERRAMENTAS DE CORTE


As ferramentas utilizadas para o corte de outros elementos podem ser classificadas de acordo com o tipo de corte efetuado. Desta forma temos o corte por cisalhamento, abrasão, percussão, desbaste por esmagamento.

Ferramentas de corte por cisalhamento: nesta categoria se encontram as tesouras para corte de chapas metálicas e a tesoura de bancada.

TESOURA DE CORTE DE CHAPA


Ferramentas de corte por abrasão: as ferramentas que efetuam o corte por abrasão são conhecidas por lixas para madeira e metal, rebolos (esmeril) e discos para policorte. Além destas, encontram-se no mercado lixadoras esmerilhadoras elétricas manuais.

FERRAMENTA DE CORTE POR ABRASÃO


DISCO DE LIXA


DISCO DE ESMERIL


DISCO PARA POLICORTE


Ferramentas de corte por percussão: nesta classificação se enquadram as talhadeiras, cinzéis, vazadores, corta-frio e corta-quente.

Ferramentas de corte por desbaste ou levantamento de cavaco: O corte por desbaste pode ser efetuado por limas, serras, machos e tarraxas, brocas e puas e bedames, dentre outras.


Limas: são ferramentas de aço com um grande número de pequenos dentes capazes de desgastar as superfícies em que trabalham. São usadas para desbastar e para dar acabamento e afiação, sendo feitas de aço carbono e classificadas em murça (tem mais dentes por polegada, permitindo um acabamento mais fino), bastarda (tem menos dentes por polegada, para um acabamento
rústico) e grossa (utilizadas para o desbaste). O perfil das limas pode ser:

  • Redondo: para ajustar formas redondas ou côncavas;
  • Quadrado: para ajustar furos retangulares ou cantos;
  • Triangular: para ângulos internos agudos como afiação de serras, serrotes, etc;
  • Chato: uso geral para superfícies planas ou convexas;
  • Meia-Cana: dupla finalidade, lado chato para superfícies planas ou convexas e lado curvo para superfícies redondas ou côncavas.
  • Com relação aos dentes as limas podem ser classificadas em limas de corte simples, indicadas para produzir superfícies com acabamento liso ou para afiação, limas de corte duplo, usadas com pressão maior e que desbastam mais rapidamente o material e grosas, usadas para desbastar madeiras, cascos de animais e metais moles.


Serras: são ferramentas que realizam o corte formando pequenos cavacos,
existindo no mercado vários tipos.

SERRA


SERROTE


Brocas e puas: são utilizadas para fazer furos em metal ou madeira, sendo que as puas, utilizadas somente para madeira, diferem das brocas por apresentarem rosca na ponta e por trabalharem manualmente por meio do arco de pua.

BROCAS


Macho e tarraxa: são ferramentas utilizadas para fazer roscas. O macho é utilizado para fazer roscas internas, sendo vendido em jogos de três peças (primeiro, segundo e terceiro passe). A tarraxa é usada para fazer roscas externas, sendo formada por desandador e cossinete.

MACHO


TARRAXA


COSSINETE


Bedame: bastante parecido com a talhadeira, é uma ferramenta destinada ao corte de ranhuras, atuando em um ângulo de corte de aproximadamente 35º.

Além destas ferramentas existem outras utilizadas para o corte por desbaste, tais como rebarbadores de cilindros, alargadores, escarificadores, bedames para torno, vídias, bita, fresas e raspadores de mancais.

Ferramentas de corte por esmagamento: nesta categoria se enquadram também as talhadeiras, corta-frio e corta-quente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

04 - FERRAMENTAS DE PERCUSSÃO

Essas ferramentas são manejadas por meio de impacto, visando a aplicação de esforços superiores aos obtidos por pressão manual. Neste grupo de ferramentas encontram-se os martelos (unha, bola, pena reta e cruzada, furador e de borracha), a marreta, o malho, os macetes, a bigorna, o corta-quente e o corta-frio, talhadeiras, saca-pinos, punções e bedame. MARTELO MARTELO DE BOLA MARTELO DE PENA CRUZADA MARRETA BEDAME MACETE BIGORNA TALHADEIRA PUNÇÕES SACA-PINOS

03 - FERRAMENTAS DE TORÇÃO

São ferramentas que realizam um movimento de rotação quando da aplicação de uma força em seu manejo. Neste grupo de ferramentas encontramos as chaves de fenda, “Phillips”, “Allen” e de boca, entre outras. Chave de fenda : É utilizada para aperto e desaperto de porcas e parafusos que possuem cabeças com ranhura simples (fenda), sendo constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Suas medidas caracterizam-se pelo comprimento da haste, sem o cabo e largura da ponta. Esse tipo de chave pode ser dividido em: de força, com haste isolada, cotoco e fenda angular dupla. Como cuidados especiais não se deve utilizar essas chaves como alavanca, talhadeira ou para provocar descargas elétricas, também não se deve tentar aumentar o torque da chave utilizando um alicate. COTOCO FENDA SIMPLES FENDA ANGULAR DUPLA Chave Phillips: Utilizada em parafusos que possuem cabeças com duas ranhuras, é constituída por uma haste de aço temperado e um cabo. Sua medida caracteriza...

05 - FERRAMENTAS DE PREENSÃO

São ferramentas utilizadas para segurar peças (preensão) e realizar cortes. Neste grupo de ferramentas encontramos os alicates, a morsa, os tenazes e os grampos. Alicates: existem no mercado alicates para os mais diversos fins e dentre estes, destacam-se os universais, os ajustáveis e os de pressão. Alicate universal: é o tipo mais comum de alicate e tem como princípio de funcionamento a aplicação dos esforços por meio de duas alavancas inter-fixas, que promovem a ação de corte ou de preensão articulando a Martelo de bola, Martelo de pena cruzada, Marreta Bedame, Macete Bigorna e Talhadeira. Punções Saca-pinos: o serrilhado das faces internas dos bicos e do olhal garante que a peça seja presa com mais firmeza. ALICATE UNIVERSAL Alicate de articulação móvel: são utilizados somente para preensão de peças e não apresentam arestas cortantes. O alicate de pressão apresenta como vantagem o fato de permitir que o operador fique com as mãos livres para execut...